segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Competência no Processo Penal

Direito Processual Penal - Competência no Processo Penal



O Programa Prova Final da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - LFG apresenta no Curso de Direito Constitucional uma exposição do tema 'Competência no Processo Penal' com o Professor Flávio Martins.

Um dos temas mais importantes do Direito Processual e que certamente estará presente no Exame da OAB é a "Competência no Processo Penal".

O professor Flávio Martins explica que Competência é a medida da jurisdição, que por sua vez é a possibilidade que todo juiz tem de julgar as questões postas pelos particulares ao Estado que detém o monopólio da função de dizer o Direito. Competência serve para descobrir qual é a justiça competente.

O professor vai abordar as competência de Jurisdição (de Justiça) – é aquela que serve para descobrir qual é a justiça competente; competência de hierárquica (por prerrogativa de função), que aponta qual a instancia competente; competência territorial, que aponta qual o foro competente; competência do Juízo, que vai dizer qual a vara competente.

Quem quiser escrever para o programa Prova Final, basta entrar em contato pelo e-mail: provafinal@lfg.com.br. As aulas são exibidas na TV Justiça, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã.


Nenhum comentário:

Arquivo do Blog